contato@colegiostacecilia.com.br

Educação Infantil

A Educação Infantil – primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Nessa fase a criança aprende através da socialização com o outro e o meio em que se situa, partindo do seu próprio conhecimento e experiência a fim de obter respostas às situações que encontrar pela frente, por meio da intervenção da professora e dos seus colegas.

É assim que acontece o processo dinâmico da aprendizagem.
Nessa faixa etária, os estudos do desenvolvimento infantil e, em seguida os dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos indicam que a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e físico.

Importante é a constatação de que a criança é um ser de direito, que pensa, imagina, cria, brinca, investiga e participa ativamente da construção de suas aprendizagens.

Sendo assim, a infância tem características próprias que precisam ser reconhecidas e valorizadas para que a criança se desenvolva integralmente.

Jaques Delors em seu livro Educação – Um Tesouro a Descobrir (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI) “ a Educação, desde a infantil, deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão, de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento:

• aprender a conhecer (adquirir os instrumentos de compreensão)
  • aprender a fazer (agir sobre o meio envolvido)
  • aprender a viver junto (participar e cooperar com os outros)
  • aprender a ser (via essencial que integra todas as outras)
É claro que essas quatro vias do saber constituem apenas uma, dado que existem entre elas múltiplos pontos de contato, de relacionamento e de permuta.

Educação Fundamental I

Nessa fase, o processo educativo deve assegurar uma base sólida de múltiplas dimensões: social, psicológica, afetiva e cognitiva. Não há necessidade de acentuada importância dos conteúdos pedagógicos nessa etapa.

A aprendizagem se propõe a um bom nível de poder pensar, criticar, criar e intervir no contexto em que as crianças estão inseridas.

Importantes são as brincadeiras, a socialização, o aprendizado lúdico das informações, a ampliação constante do vocabulário infantil e o convívio harmonioso e tranquilo com as outras crianças e adultos próximos.

Relevante, ainda, a ênfase dada à leitura, não só dos livros como do ambiente e do mundo que os cerca.

Ponto Cultural

O Ponto Cultural é uma extensão de cursos com grande importância para o desenvolvimento criativo, musical e esportivo dos nossos alunos, permitindo, ainda, a ampliação da socialização e interação deles com outras crianças da nossa comunidade.

Além do Ponto Cultural, o Colégio Santa Cecília insere, no seu próprio currículo, aulas de:

• Artes plásticas
  • Aulas de leitura
  • Aulas de atualidades
  • Aulas práticas de Ciências no laboratório (a partir do 2º ano)
  • Capoeira (até o 5º ano)
  • Inglês (a partir do 4º ano)